22/08/2023



Cotidiano

Dia das crianças – Festa quilombola recupera brincadeiras de roda

imagem-9363

Guarapuava – O dia começa bem cedo para as mulheres da comunidade quilombola Paiol de Telha, mas nesta segunda-feira, dia 12, elas literalmente madrugam.
A missão do dia, além de ordenhar o leite, colher os ovos, dar comida à criação, coar o café e cuidar dos afazeres domésticos, Ana Alves da Cruz (Kinileh) e Rosa Camargo da Cruz (Diaia) vão montar o bolo que será distribuído a mais de 150 crianças da comunidade.
Os 25 quilos de massa já serão preparados no domingo na casa da líder quilombola Ana Maria da Cruz. É ela quem promove a festa infantil num ritual que se repete há cerca de 10 anos consecutivos.
“Nossas crianças já têm muito pouco. Não temos aqui nenhum parque infantil, nenhuma quadra esportiva. Portanto, não podemos deixar de comemorar o Dia das Crianças distribuindo o bolo”, diz Ana Maria.
Ana e Rosa, mães do Kundun, a companhia de música e dança afro da comunidade que reúne crianças, adolescentes e jovens na faixa etária entre 6 e 22 anos, preparam tudo. “A gente tem o maior prazer em bater a massa, fazer o recheio, montar o bolo, deixando bem enfeitado, e nos deliciamos vendo todos comer”, diz Rosa.
De maneira simples, tudo é preparado com esmero. A maioria dos ingredientes do bolo é produzida na própria comunidade. “O ovo, a manteiga, o leite, a nata, os doces que vão para o recheio, são manipulados por nós”, diz Ana Kinileh.
A festa tem a participação de outras mães da comunidade quilombola.
Ana Maria oferece também um balão grande recheado de brinquedos.
Neste ano a novidade será patrocinada por bailarinos do Kundun que participam como estagiários do programa Universidade sem Fronteiras, sub-programa Diálogos Culturais.
“A animação vai ser por nossa conta. Vamos recuperar as brincadeiras de roda e envolver crianças e adultos na brincadeira”, anuncia Leonardo Camargo Soares da Cruz, o Kunta (estagiário de Educação Física). Ele terá o apoio de Tatiane Marques, também acadêmica de Educação Física. A festa será no barracão cultural do Kundun Balê.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo